terça-feira, 27 de julho de 2010

Vem aí, Trovão Tronitruante Episódio 7: Poemas pt 2


O que é um poema? É uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Efetivamente, existe uma diferença entre poesia e poema. Este último, segundo vários autores, é uma obra em verso com características poéticas. Ou seja, enquanto o poema é um objecto literário com existência material concreta, a poesia tem um caráter imaterial e transcendente.

Na Grécia antiga o poema foi a forma predominante de literatura. Os três gêneros (lírico, dramático e épico) eram escritos em forma de poesia. A narrativa, entretanto, foi tomando importância, ficando a poesia mais relacionada com o gênero lírico. Ainda hoje é feita esta associação entre poema, sentimentos e rimas.

Pensando nos poemas, resolvemos repetir este tema, claro, com novos poemas e possívelmente novos convidados (e os convidados da primeira vez, quem sabe). A gravação dos comentários será no dia 08/08/2010 as 16:00 horas e os interessados devem enviar email para ruizzone@gmail.com para receber instruções de como será feita a gravação. Participem!!!

Imagem de: Antonio Manuel Pinto da Silva
http://br.olhares.com/o_livro_de_poemas_foto519043.html
Fonte do Texto sobre poemas: Wikipedia

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cidades Fantasmas

Cidades abandonadas, cada uma por seu motivo, contam um pouco da história, que um dia tiveram milhares de pessoas e que hoje estão praticamente vazias e em ruínas.


Gunkanjima, JapãoHashima Island, é uma entre as 505 ilhas desabitadas da cidade de Nagasaki, cerca de 15 quilômetros do centro de Nagasaki. A ilha foi povoada entre 1887-1974, ela funcionava como uma instalação de mineração de carvão. A Mitsubishi comprou a ilha em 1890 e iniciou o projeto, cujo objetivo era extrair o carvão do fundo do mar. Eles construíram grandes edifícios na ilha, e vários blocos de apartamentos em 1916 para acomodar os trabalhadores, muitos dos quais, foram recrutados de outras partes da Ásia. E para proteger a cidade contra a destruição de tufões, foi construído, um muro de concreto em volta de toda a ilha. Como o petróleo substituiu o carvão no Japão na década de 1960, as minas de carvão começaram a fechar por todo o país. A Mitsubishi anunciou oficialmente o fechamento da mina, em 1974, e hoje ela está vazia e nua, razão pela qual ela é chamada de a 'Ilha dos espíritos'.

San Zhi, TaiwanSan Zhi é um resort de férias abandonado na costa norte de Taiwan. Foi construído no início de 1980, mas a construção do resort futurista cessou após uma série de acidentes fatais. Apesar de nunca ter aberto como uma estância de férias, San Zhi ainda pode ser visitada. Com uma arquitetura moderna, os edifícios são pintados de diferentes cores, como: verde, rosa, azul e branco.

Pripyat, UcrâniaPripyat é uma cidade abandonada na zona da alienação no norte da Ucrânia. A cidade foi fundada em 1970 para abrigar os trabalhadores da usina nuclear de Chernobyl, e foi abandonado em 1986 após o desastre de Chernobyl. Sua população tinha sido de cerca de 50.000 pessoas antes do acidente. A cidade foi evacuada em dois dias. A cidade hoje é cercada por guardas e policiais, mas a obtenção dos documentos necessários para entrar na zona não é considerada particularmente difícil. Um guia acompanha os visitantes para assegurar que nada é vandalizado ou retirado da zona. As portas da maioria dos edifícios estão abertas para reduzir o risco para os visitantes, e quase todos eles podem ser visitados quando acompanhados por um guia. A cidade de Chernobyl, localizada a poucos quilômetros de Prypyat, tem algumas acomodações, incluindo um hotel, muitos prédios de apartamentos e uma loja local, que são mantidos como uma residência permanente para pessoas envolvidas com a segurança e os visitantes.

Kadykchan, Rússia

Kadykchan é uma cidade fantasma que foi construída durante a II Guerra Mundial para os trabalhadores das minas de carvão e suas famílias. Em 1996, 6 homens morreram como resultado da explosão de uma mina de carvão, com isto as minas foram fechadas. 12.000 habitantes foram evacuados para outros lugares, deixando a cidade vazia e silenciosa.


Centralia, Estados UnidosCentralia é uma cidade fantasma localizada na Pensilvânia, Estados Unidos, também conhecida como a cidade que inspirou o filme Silent Hill. Sua população diminuiu em mais de 1.000 moradores em 1981, mais de 12 mil em 2005 e 9 mil em 2007. Isto, por causa que os locais que foram evacuados foram construídos sobre uma 'mina de fogo'. Em maio de 1962, Centralia Borough Council, contratou cinco membros da companhia de bombeiros voluntários para limpar o aterro sanitário da cidade, localizado em um poço abandonado. Foi aí que os bombeiros descobriram o fogo que não parava de queimar em baixo da terra. O fogo queima em minas de carvão abandonadas debaixo da cidade de Centralia. As tentativas de apagar o fogo não funcionaram, e ele continuou a queimar toda a década de 1960 e 1970. Efeitos adversos à saúde foram relatados por várias pessoas, devido aos derivados do incêndio, monóxido de carbono e dióxido de carbono e falta de oxigenação saudável. Em 1984, o Congresso americano destinou mais de 42 milhões de dólares para os esforços de relocação. A maioria dos moradores aceitou ofertas de aquisição e mudou-se para as comunidades vizinhas de Monte Carmelo e Ashland. Algumas famílias optaram por ficar apesar das advertências dos funcionários do Estado.


Oradour-sur-Glane, França

Oradour-sur-Glan é uma cidade no oeste central da França. A vila original foi destruída em 10 de junho de 1944, quando 642 dos seus habitantes foram assassinados pelo movimento alemão-nazista Waffen SS. A nova vila foi construída no pós-guerra em um local próximo do original e foi mantida como um memorial.


Kolmanskuppe, Namíbia

Kolmannskuppe é uma cidade fantasma no sul da Namíbia. Era uma pequena aldeia mineira e agora é um popular destino turístico. Ela se desenvolveu após a descoberta de diamantes na área em 1908, para servir de abrigo para os trabalhadores do ambiente hostil do deserto da Namíbia. A vila foi construída como uma cidade alemã, com facilidades como um hospital, salão de festas, estação de energia, escola, teatro, casino e fábrica de gelo. A cidade caiu após a I Guerra Mundial quando o preço do diamante caiu. Ela foi abandonada em 1956, mas já foi parcialmente restaurada.


Humberstone, Chile

Em 1872, a empresa Guillermo Wendell foi fundada na então 'cidade' de Santa Laura, no mesmo ano o Peru Nitrate Company foi fundado. Ambas as obras cresceram rapidamente, tornandoa cidade movimentada, caracterizada por edifícios no estilo Inglês. O modelo econômico entrou em colapso durante a Grande Depressão de 1929. Ambas as obras foram abandonadas em 1960 e em 1970, após tornar-se uma cidade-fantasma, o local foi declarado monumento nacional e abertos ao turismo. Em 2005, o local e as construções foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


Agdam, Azerbaijan

Agdam foi totalmente destruída em 1993. Antes da guerra, a população da cidade foi de cerca de 30.000 residentes.


Varosha, Chipre

Varosha é uma área na cidade de Famagusta. Antes da invasão turca de Chipre em 1974, foi o moderno centro turístico da cidade de Famagusta. Na década de 1970, Famagusta foi o número um no destino turístico em Chipre. Para atender ao número crescente de turistas, muitos dos novos arranha-céus e hotéis foram construídos. Durante o seu apogeu no trimestre Varosha de Famagusta foi não só o número um destino turístico em Chipre, mas entre 1970 e 1974, foi um dos destinos turísticos mais populares do mundo, e foi um destino favorito das estrelas, de ricos e famosos, como Elizabeth Taylor, Richard Burton, Raquel Welch e Brigette Bardot. Durante os últimos 35 anos a área de Varosha foi deixada como uma cidade fantasma.


Balestrino, Itália

Não há muitas informações sobre Balestrino online. A primeira informação sobre a aldeia é datado de 1860, quando sua população era de cerca de 850 habitantes. No final do século 20 a vila sofreu vários terremotos depois que os moradores deixaram a aldeia.

Ararapira, Brasil

O antigo e pequeno vilarejo de Ararapira (cabeceira de arara), surgido nas margens do braço do mar, foi se acreditando em construir um povoado de prosperiedade. Hoje, Ararapira não passa de uma cidadezinha abandonada, em suas poucas e singelas casas não se vêem os habitantes; as crianças já não estão mais nas ruas com os pés descalço correndo atrás de borboletas; os pescadores que tiravam do mar o sustento de casa, pegaram seus apetrechos, suas famílias e foram tentar viver em outro lugar; o comércio faliu; a escola parou; o cemitério se calou; na Igrejinha não se houve mais as lamentações das senhoras, o badalo do sino e nem os sermões do fiel Padre que também abandonou o vilarejo. Tudo aconteceu, foi inevitável lutar contra 'aquilo' donde tiravam o sustento, de onde se avistava o horizonte...o mar se enfureçeu, não se sabe por que razão, mas Ararapira aos poucos foi sendo de certa forma engolida pelas águas, abandonada pelos seus habitantes e parada no tempo. Enquanto o resto das casinhas vão desaparecendo, um pequeno importante pedaço histórico do Brasil vai ficando guardado apenas na memória dos últimos sobreviventes.


Fordlandia, Brasil

No início do século 20, Fordlândia foi uma das cidades mais desenvolvidas do Norte do Brasil. Fundada em 1928, chegou a abrigar 3 mil pessoas. Tinha uma escola que ensinava inglês, um hospital com operações inéditas na região como cirurgias plásticas, um pequeno cinema com sessões de segunda a sexta, e uma infraestrutura de água, eletricidade, moradia e saneamento de causar inveja ao resto do país. Água encanada, luz elétrica, um bom salário, assistência médica, escola pro filho. Imagine isso no final da década de 1920, na Amazônia, onde não existia escola, hospital, médico. De uma hora pra outra isso cai em plena selva amazônica! Mas a história que se segue é a crônica de uma sucessão de fracassos que ganham relevo por terem sido conduzidos por um dos homens mais poderosos do mundo, Henry Ford. Ford foi, por um bom tempo, o empresário mais bem-sucedido do mundo. Dono da maior fábrica do planeta até então, foi responsável por uma série de mudanças que alterariam em definitivo a face do globo. Nascido em Dearborn, Michigan, em 1863, passou a juventude em um ambiente rural, mas fascinado pela idéia do automóvel.


A FANTÁSTICA CIDADE FANTASMA DO FUTURO NO NORTE DO BRASIL!

Nunca se sabe quando portais para outra dimensão são abertos.
O que acontece quando isso ocorre? Que efeitos podem provocar?
O que atravessa por esses portais? Que caminhos surgem e para onde levam?
Isso ninguém sabe, por enquanto.......

No Brasil, em uma região remota do norte do país existe uma área onde um fato misterioso intriga os pilotos de aeronaves que circulam por essa área.

Todos aqueles que voam sobre a misteriosa e densa Floresta Amazônica por força do ofício, tais como pilotos de aviões e helicópteros que servem à garimpagem e outras explorações de frentes de trabalho, sabem que no triângulo formado pela região entre SANTARÉM (Coordenadas 2°26'30.17"S, 54°42'48.83"O) - MANAUS (Coordenadas 3° 6'25.89"S, 60° 1'34.06"O) - PORTO VELHO (Coordenadas 8°45'42.57"S, 63°54'7.06"O) é constantemente avistada uma gigantesca e fantástica cidade, já apelidada pelos pilotos como a cidade de Buck Rogers ou ainda a cidade do ano 3000!

Essa coisa assombrosa possui edificações cilíndricas e outras em forma de cúpulas com estranhas vias de acesso espiraladas. Segundo aqueles diversos profissionais do ar que a viram, inclusive um dos pilotos que serviu como testemunha, é qualquer coisa de ser perder o fôlego, já que até mesmo os mais custosos filmes de ficção científica pareceriram meros desenhos animados diante daquela cidade maravilhosa.
É uma coisa verdadeiramente do futuro, sem quaisquer palavras que possam descrevê-la, uma vez que está coberta de reluzentes pirâmides, imensas torres e enormes edifícios em forma de cúpulas ou domos!

Essa impressionante visão, vinda do passado ou quem sabe do futuro, tal como uma miragem diabólica, costuma surgir repentinamente no campo visual dos atônitos pilotos. E ainda, como se fossse uma armadilha sinistra e mortal, apresenta uma enorme pista longitudinal como convidando-os para uma aterrissagem!

- É uma coisa do futuro, não existem palavras que a descrevam, assegura um dos pilotos que testemunharam o fato.

São centenas de pilotos que a viram e de forma absolutamente idêntica a descrevem durante suas conversas ao pé das fogueiras dos acampamentos.

Houve até o caso de um deles, que num assomo de coragem resolveu aceitar o desafio proposto pela enigmática cidade:
Ao avistar a estranha metrópole, que é dotada de uma imensa pista longitudinal, iniciou um procedimento de pouso e preparou-se para nela aterrisar, sendo que por pouco não se espatifou nas imensas copas das árvores, já que quando acionou os flaps para finalizar o pouso e o avião começou a descer, a imagem daquela imensa cidade com a pista de aterrissagem sumiu repentinamente e o seu trem de pouso chegou a roçar levemente o topo de diversas árvores, como se aquela cidade fantástica nunca estivesse naquele local, quase ocosionando um gravíssimo acidente do qual não teria escapado, não fosse a sua perícia!

fontes: http://www.rollingstone.com.br
http://www.blogopolis.com.br
http://www.cananeia.net
http://www.alemdaimaginacao.com