terça-feira, 27 de julho de 2010

Vem aí, Trovão Tronitruante Episódio 7: Poemas pt 2


O que é um poema? É uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Efetivamente, existe uma diferença entre poesia e poema. Este último, segundo vários autores, é uma obra em verso com características poéticas. Ou seja, enquanto o poema é um objecto literário com existência material concreta, a poesia tem um caráter imaterial e transcendente.

Na Grécia antiga o poema foi a forma predominante de literatura. Os três gêneros (lírico, dramático e épico) eram escritos em forma de poesia. A narrativa, entretanto, foi tomando importância, ficando a poesia mais relacionada com o gênero lírico. Ainda hoje é feita esta associação entre poema, sentimentos e rimas.

Pensando nos poemas, resolvemos repetir este tema, claro, com novos poemas e possívelmente novos convidados (e os convidados da primeira vez, quem sabe). A gravação dos comentários será no dia 08/08/2010 as 16:00 horas e os interessados devem enviar email para ruizzone@gmail.com para receber instruções de como será feita a gravação. Participem!!!

Imagem de: Antonio Manuel Pinto da Silva
http://br.olhares.com/o_livro_de_poemas_foto519043.html
Fonte do Texto sobre poemas: Wikipedia

2 comentários: