sexta-feira, 16 de abril de 2010

Saga Gundam Completa 30 Anos

A Série Gundam completou 30 anos em 2009. De lá para cá essas máquinas evoluíram tecnologicamente. Também é certo que nem todos fãs de animes conhecem a série, então, para aqueles que sentem que estou falando em grego, aí vai.

Gundam é uma série sobre robôs gigantes (mecha - lê-se meca), uma das maiores séries de ficção científica japonesa, cujo status caminha lado a lado com os "gigantes" Kamen Rider e Ultraman.

Gundam é uma grande história de ficção científica dotada de universo próprio, bem concebida e elaborada minuciosamente por seus criadores.


Mobile Suit Gundam


A primeira série Gundam foi Móbile Suit Gundam, de 1979. O ano é U.C. 0079. As colônias espaciais rebeldes do Principado de Zeon lançaram-se numa guerra de independência contra a Federação da Terra, usando veículos humanóides no combate, chamados de Mobile Suit, para subjugar as Forças da Federação e conquistar metade da superfície da Terra.

Gundam é uma série de grande importância pois mudou o conceito dos animes do gênero mecha. Antes de Gundam todas as séries que envolviam robôs gigantes os tratavam como máquinas invencíveis, mas a idéia central de Yoshiyuki Tomino foi bem diferente, e essas incríveis máquinas passaram a ser equipamentos úteis, e não algo de que os combatentes dependiam para sobreviver.

A série começou a ser produzida visando o lado humano e não favorecendo a máquina, que a partir daí passou a ser tratada com algo substituível e descartável. A série também mudou o conceito de guerra, antes as batalhas eram apenas entre alienígenas ou forças superiores, mas a partir dele, o combate passou a ter como base uma guerra real, causada e lutada por homens.

Mobile Suit Gundam foi planejado para rodar 52 episódios originalmente, mas devido a avaliações baixas, a série foi cortada para 39. Porém, era tido como certo uma extensão de um mês para terminar a série; levando a um total de 43. Muita parecido com Star Trek, a curiosidade é que o sucesso e a popularidade de Gundam se deu mesmo nas reprises, depois do cancelamento da série na tv.

As reprises alavancaram um grande público, e formou milhares e milhares de fãs. A história foi ganhando várias versões de mundos paralelos e contagiando ainda mais pessoas.

Foram produzidos dezenas de filmes, OVA’s, e games relacionados às suas várias versões. Nunca deixando Gundam se tornar ultrapassado em relação a época ou a outros tantos animes que levaram a idéia dos MECHAS adiante.

Outras Sagas Gundam de destaque (na minha opinião)


Gundam Wing


Produzida em 1995, Gundam Wing conseguiu atingir bastante sucesso no Japão e também nos EUA (onde chegou a ser o programa mais visto do Cartoon Network). Como toda boa saga Gundam, temos uma história onde não há vilões e heróis, que são identificados por ideologias.

A trama política por trás da história pode parecer confusa (ocorrem muitas mudanças políticas, personagens trocam de lado a todo o momento) pra quem pega o bonde andando, obrigando você a sentar diante da tv até o fim dos 49 episódios da série. Mas lá pelo meio, você não fica mais preocupado em entender a história e apenas curte um ótimo anime de ficção científica!

Um pouquinho da história…

Em AC 195 (After Colony – Depois da Colonização) tem início a Operação Meteoro. A tal operação prioriza a destruição de bases militares da Aliança da Esfera Terrestre Unida (formada em AC 133, e que ditou uma nova ordem mundial na Terra depois de anos de conflitos entre as várias nações do globo) por meio de máquinas de guerra chamadas Gundams.

Cada Gundam, foi enviado de uma colônia (gigantescos asteróides que comportam boa parte da humanidade nesse futuro) em resposta à opressão militar do governo terrestre imposto que contraria o desejo de indepêndencia das mesmas. Foram recrutados jovens pilotos, que apenas seguem um cronograma pré-estabelecido por sua respectiva colônia de origem, e que aparentemente não possuem ligação alguma entre si.

Heero, Trowa, Duo, Quatre e Wu Fei (os tais pilotos) vão ao longo da história se defrontando com situações que os fazem repensar seus atos e questionar sua missão (para a qual foram designados sem maiores explicações…). Paralelo a isso, a Fundação Romefeler (um grande complexo industrio-militar que tem presença forte no contexto da Esfera Terrestre) e o líder da armada militar da Aliança (OZ), Treize Kushrenade desenham um cenário com atos que visam interesses particulares que poucos conseguem enxergar.

Ao longo da série, podemos esperar qualquer situação – tal como numa guerra – e alguns personagens que aparentemente são apenas secundários (como a Tenente Noin, Lady Une, Dorothy Cathalunia e a chatinha da Relena) fazem a história evoluir, sem sabermos qual rumo ela vai tomar. Final previsível? Impossível de você ver isso em Gundam… E esse é um dos pontos mais fortes do anime.


Gundam X


After War Gundam X ou simplesmente Gundam X é um anime lançado no Japão em 1996, um ano após Gundam Wing. Faz parte da série Gundam e situa-se na linha temporária "After War". (A.W.) um futuro apocalíptico onde só se situa esta série e um mangá chamado Gundam X: Under the Moonlight.

Gundam X é a história dos sobreviventes da Sétima Guerra Espacial (que ocasiounou a morte de 99% da população mundial) que tentam viver entre as ruínas de sua civilização. "Vultures", piratas que recolhem material de guerra em cidades em ruínas vagam pela devastada Terra. No entanto, o que ninguém sabe é que o líder dos grupos enfrentados vem planejando recuperar a glória perdida, e utilizarão Newtypes (humanos melhorados) para dominar o mundo. Mas Jamil Neate, um herói de guerra e ex-piloto do monstruoso Gundam X, o valente adolescente Garrod Ran e a garota Newtype Tiffa Adil tentarão salvar a raça humana de outra onda de autodestruição.

Gundan Seed e Gundan Seed Destiny

A série começa com uma guerra entre a Terra e as Colônias Espaciais, de lado a Aliança Terrestre, e no oposto as Colônias Espaciais que formam uma espécie de nação espacial chamada PLANT e sua divisão militar ZAFT (Aliança do Zodíaco do Tratado de Liberdade). Com novos feitos da ciência na área de engenharia genética, a raça humana é classificada agora como "Naturais" (Humanos nascidos normalmente, sem a modificação de seus genes), que são a maioria da população de habitantes da Terra e os Coordinators (Humanos com genes modificados), que povoaram as colônias espaciais da PLANT.

A ZAFT, ao descobrir a notícia de desenvolvimento de novos modelos de mobile suits pelo exército dos naturais, rapidamente invade a colônia espacial Heliópolis pertencente ao país neutro ORB, onde os mesmos estavam sendo desenvolvidos secretamente, com o plano de capturar os cinco protótipos Gundams. A ZAFT obteve êxito em roubar quatro dos protótipos. O jovem Kira Yamato, estudante civil coordinator que vivia pacificamente com seus amigos na colônia neutra acaba sendo envolvido na batalha na fábrica onde os Gundams eram desenvolvidos, sendo obrigado a pilotar o Gundam que a ZAFT não conseguiu roubar para sobreviver e proteger os amigos do ataque, o Gundam Strike, em meio ao conflito, ele descobre que um dos que roubaram os outros protótipos é seu amigo de infância, Athrun Zala.

Gundam SEED começou com as mesmas linhas de enredo às primeiras séries Gundam, porém, posteriormente à série seguiu uma linha original e distinta das séries anteriores. A série se destaca pela excelente qualidade de animação das batalhas, uma trilha sonora marcante e uma estrutura de enredo complexa que envolve engenharia genética como clonagem e alterações genéticas, além de entrar no campo do xenofobismo (repudio a outra raça, no caso do anime, o repudio entre naturais e coordinators).

Fontes: Wikipedia, vcfaz.net, jbox.com.br , animeshade.com e meu cérebro.

Em breve podcast sobre o assunto. Aguardem!


Um comentário: